quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vote no concurso de Desenho da IAM

JMJ: Concurso da logomarca oficial para 2013


Arquidiocese do Rio de Janeiro lança concurso da logomarca da JMJ-2013



Na tarde desta terça-feira, 27, foi inaugurada a sede do Comitê Organizacional Local da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (JMJ-2013) localizada no 7º andar do Edifício João Paulo II, na Glória. A bênção das instalações foi feita pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, e contou com a presença de bispos, vigários episcopais, presbíteros, religiosos, cristãos leigos, jovens e jornalistas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Assembleia do COMIRE


                                      Aconteceu durante o fim de semana a assembleia do COMIRE, Conselho Missionário Regional nordeste 1, o encontro contou com a presença do secretário nacional da Infância Missionária, Padre André Negreiros, e com a participação do ecossocialista João Alfredo. Foi discutido durante o encontro o assunto em pauta pela Igreja Católica que é a ecologia, a vida no planeta, que se encontra ameaçada pela destruição e a escassez de recursos. 




 
  Discutimos também a importância da Campanha Missionária 2011 e  quais os critérios  para participar do Congresso Missionário Nacional, ficou clara a importância do trabalho na base, e falamos também sobre o Congresso Latino-Americano que se aproxima. 
Já ficou pré-agendadas algumas datas para o ano que vindouro que assim que forem confirmadas postaremos. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Campanha Missionária foi lançada hoje pelas POM


Lançada Campanha Missionária de 2011 em coletiva de imprensa


A Campanha Missionária deste ano nos conscientiza de que é preciso cuidar do planeta que Deus deixou a todos nós. A ligação ‘Missão na Ecologia’ vem justamente reafirmar a importância de cuidar da mãe terra para a sobrevivência da humanidade”. A afirmação acima é do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio Braschi, durante a coletiva de imprensa que lançou a Campanha Missionária de 2011, na tarde desta quarta-feira, 21, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília.

“SIM” traz temática da Campanha Missionária 2011 até você


“Cuidar da vida do planeta é preciso”. Esta é a chamada de capa da edição número 3 (julho a setembro) de 2011 do Serviço de Informação Missionária (SIM) das Pontifícias Obras Missionárias (POM), que já foi concluído e deverá chegar nos próximos dias à sua casa. A penúltima edição do SIM deste ano é voltado principalmente para a Campanha Missionária 2011, “Missão na Ecologia”.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Inicia atividades da Jornada Mundial do Brasil




O Bote Fé reuniu mais de 100 mil pessoas neste domingo (18) para comemorar a chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil. Mais que apenas festejar, o encontro dos fieis foi uma forma de manifestação de fé, louvor, agradecimento e, sobretudo, de incentivo a juventude, que em um mundo cheio de incertezas precisa se posicionar com coragem para conseguir viver na verdade de Cristo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Acolhida de símbolos da JMJ 2013


Arquidiocese de São Paulo e CNBB acolhem símbolos da JMJ-2013

A arquidiocese de São Paulo e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promovem, no domingo, 18, no Campo de Marte (zona Norte da capital paulista), das 9h às 21h, o Bote Fé, primeiro evento preparatório à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro em 2013.
O Bote Fé marca a chegada ao Brasil da Cruz dos Jovens (também conhecida como Cruz da Jornada Mundial da Juventude) e do Ícone de Nossa Senhora - símbolos da jornada, enviado pelo Vaticano ao país que se tornará a nova sede do maior evento mundial da juventude católica.

Coletivo de Juventude apresenta:



O Coletivo de Juventude é formado por organizações, movimentos e grupos juvenis que discutem e militam no campo da Juventude, que se reúnem, bimestralmente, com o intuito de trocar suas experiências locais, e debater temas relacionados à juventude e discussão de novas ações. Além disso, o grupo se formou com a intenção de integrar diversos grupos de juventude, buscando soluções que visem o desenvolvimento pleno da juventude de Fortaleza, subsidiando o Legislativo e exercendo sua cidadania através dos espaços de participação popular.

Campanha Missionária 2011

Encontro de Formação sobre a Campanha Missionária
 Escola de Formação da JM
Todos os jovens da JM devem comparecer! 


         A Arquidiocese de Fortaleza em sua caminhada procura está atenta aos desafios pastorais da realidade onde ela se encontra e também caminha em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora propostas pela Igreja no Brasil (CNBB), Ação Missionária Permanente (PAMP) e principalmente o Documento de Aparecida (DAp) e as Diretrizes da Missão Continental.

          Nesta constante preocupação de viver o Projeto Missionário Permanente, através de ações como Santas Missões Populares, Jornada Missionária e outras atividades relacionadas à missão, é que estamos convidando para participar do Encontro de Formação para a Campanha Missionária 2011, Dia: 17/09/2011 Horário: das 8h30 às 12h (com almoço). Tema: Missão e Ecologia. Assessores: Diác. Luciano Gonzaga (Coordenador do COMIDI) e Equipe de Campanhas. Local: Centro Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”.

Eu vou ...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COLETIVA DE IMPRENSA CAMPANHA MISSIONÁRIA 2011 - VAMOS DIVULGAR





Pessoal, boa tarde. Como já devem saber, as Pontifícias Obras Missionárias irão realizar uma coletiva de imprensa na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro. Por isso, peço que divulguem como Jovens Missionários, o máximo que puderem, em vossas redes sociais, sites e blogs, este evento importante e histórico para as POM.


Fúlvio Costa (MTB 8674)Assessor de Imprensa - POM
E-mail: imprensa@pom.org.br
Fone: 3340-4494 - Ramal 109
www.pom.org.br


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Juventude abraça a cruz missionária

Card. Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo - SP

A Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (JMJ Rio-2013) tem seu primeiro ato em São Paulo no domingo, 18 de setembro de 2011. E que momento importante! A cruz missionária e o ícone de Nossa Senhora são acolhidos por uma multidão de jovens e não jovens num dia inteiro de festa, música, testemunhos sobre a JMJ Madrid-2011.
O aeroporto do Campo de Marte, mais uma vez, é palco de uma grande manifestação de fé, de irradiação da mensagem do Evangelho e de partida missionária para todo o Brasil. Foi lá também que, em maio de 2007, o papa Bento XVI, celebrou a canonização de S.Antônio de Santana Galvão, o primeiro santo nascido em terras brasileiras.

Itinerário da cruz da JMJ no Brasil


Segundo o site Jovens Conectados vejamos o mapa do itinerário da cruz no Brasil:






A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Encontro da Juventude Missionária chega ao fim

ELJUMI nível 1 chega ao fim



Nesse fim de semana os jovens da Arquidiocese de Fortaleza estiveram reunidos no Encontro de Líderes da Juventude Missionária - ELJUMI- nível 1. O encontro objetivou passar formação inicial para quem desejava conhecer os conhecimentos sobre as Pontifícias Obras Missionárias - POM - e sobre, especificamente, a Juventude Missionária. O encontro contou com a participação de jovens de várias paróquias. A maioria ainda não pertencem a JM, estavam para conhecer e levar a proposta para suas paróquias.




Durante o encontro tivemos vários momentos de vivências, leituras bíblicas, testemunho missionário, exposição de slides, vídeos, músicas, animação e brincadeiras ( sábado à noite). Além de bastante interação.

Siga-nos: @jmfortalleza e facebook.com.br/jmpomfortaleza

Jovens Missionários, Sempre Solidários!



sábado, 10 de setembro de 2011

ELJUMI Nível 1

          Iniciamos ontem o Encontro de Líderes da Juventude Missionária - ELJUMI nível 1 - com jovens da Arquidiocese de Fortaleza. O grupo conta com a participação de jovens de várias paróquias. O encontro iniciou ontem com uma oração e uma dinâmica de apresentação. Hoje, sábado, começamos com a oração da manhã, depois café e, em seguida, café da manhã, para assim entrarmos na formação propriamente dita. Os momentos da manhã foram assessorados pela Irmã Loretta, missionária comboniana, e Lucas Guerra, vice-coordenador da JM. 

Vejas as fotos: 


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Encontro de Líderes da Juventude Missionária, ELJUMI – nível 1, para a arquidiocese de Fortaleza e diocese de Itapipoca


AINDA DÁ TEMPO!
As paróquias interessadas em implantar ou reforçar o movimento jovem em suas comunidades terão uma maravilhosa oportunidade nos dias 09 (sexta), 10 (sábado) e 11 (domingo) de setembro de 2011. Nesses dias haverá o Encontro de Líderes da Juventude Missionária, ELJUMI – nível 1, para a Arquidiocese de Fortaleza e Diocese de Itapipoca.
O encontro será na Casa de Encontro Irmã Yolanda, situado na rua Aracaju, 1299 ou Rua Eurico Medina, 1260 no bairro Henrique Jorge.
Contribuição pedida por pessoa é de R$ 60,00 (sessenta reais) para as refeições nos dois dias e material de formação.
Observação: A presença deve ser integral: sexta-feira (20h-dormir), sábado (dia todo – dormir), domingo (até meio-dia). Não serão permitidas saídas durante o encontro.
A equipe coordenadora do evento pede confirmação até dia 8 de setembro, por e-mail ou telefone, pois as vagas são limitadas. Lembra ainda que os participantes deverão trazer Bíblia, caderno, agenda, fotos que mostrem a realidade do seu grupo, roupa de cama, Material de Higiene Pessoal. Venderemos materiais nos dias do encontro, quem desejar trazer alguns trocados.
Informações e inscrições:Sara Guerra (85) 8807-7880, 9905-8056; Cleyton (85) 8761-6608; Lucas (85) 8791-7683 ou través do e-mail: jmfortalleza@gmail.com

sábado, 3 de setembro de 2011

Rede “Um Grito pela Vida” realiza curso de formação sobre o Tráfico de Seres Humanos



Iniciará hoje, dia 2 de setembro, às 17h, na Casa de Encontro Irmã Yolanda, no bairro Henrique Jorge, o segundo curso de formação sobre o Tráfico de Seres Humanos. O curso vai até o dia 4, domingo e é organizado pela Rede “Um Grito pela Vida”. Os facilitadores são Irmã Gabriella Bottani, da articulação nacional, Renato Roseno, curador da PESTRAF no Ceará e Andréia Costa, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas no Ceará. O curso terminará com a realização de uma Assembleia Livre para contribuir com propostas para o II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Dom José Luiz, bispo auxiliar de Fortaleza, fala sobre Grito dos excluídos!



Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

CD Jornada Mundial da Juventude no Brasil!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bote Fé, Juventude Missionária!

Estimados jovens missionários estamos vivendo um momento muito bonito para nossa juventude na Igreja do Brasil. A expêriencia da Jornada Mundial da Juventude com certeza revigora o nosso entusiasmo de permanecer em Cristo e anunciá-lo aos outros.

Agora é nossa vez... A JMJ será no Brasil e com grande alegria queremos acolher milhares de jovens do mundo todos.

Festejos do Senhor do Bonfim


Festejos do Senhor do Bonfim tem início neste sábado com a lavagem das escadarias


 Paróquia Senhor do Bonfim, no Monte Castelo, celebra de 03 a 14 deste mês os festejos de seu padroeiro. Serão doze dias de programação com missas, novenas, shows e até a lavagem das escadarias da Igreja Senhor do Bonfim.

S.O.S. África