sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Austrália tem projeto de lei para legalizar a eutanásia

EUTANÁSIA E LIBERDADE RELIGIOSA, TEMAS NAS “RED MASSES”

Bispos australianos falam de “batalha moral” na nação

MELBOURNE, sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - A Austrália atravessa atualmente uma "batalha moral", advertem os bispos deste país aos juristas e magistrados, diante do anúncio de um projeto de lei que legalizaria a eutanásia em todos os estados australianos.

Isso, junto com a questão da liberdade religiosa, tem sido o centro da pregação nas Red Masses, advertindo sobre o "poder da lei e a fraqueza da nossa natureza".

As Red Masses (traduzido literalmente como "Missas Vermelhas") são celebrações da Eucaristia com as quais se começa o ano jurídico, uma tradição da Alta Idade Média europeia, que continua até hoje nos países de cultura anglo-saxônica.

Nelas, pedia-se ao Espírito Santo que descesse sobre os advogados e juízes, para que pudessem julgar de forma justa. O apelativo "vermelhas" se deve à vestimenta usadas pelos sacerdotes, referindo-se a Pentecostes.

A arquidiocese de Sydney transmitiu uma Missa celebrada na segunda-feira pelo bispo Anthony Fisher, na Catedral de Santa Maria.

Dom Fisher falou para mais de 1.000 juízes, advogados, promotores, acadêmicos e professores de Direito, bem como aos estudantes de direito, que estão à espera do projeto de lei que legalizaria a eutanásia nos diversos parlamentos australianos.

"Poderíamos estar à beira de legalização, em algum lugar deste país, do assassinato de pessoas que sofrem por parte dos que vivem confortavelmente, dos mais vulneráveis por parte dos poderosos, e dos doentes por aqueles que deveriam ajudá-los", advertiu.

O próprio Dom Fisher era um advogado estagiário, antes de ir para o seminário.

Em sua homilia, destacou o caso de Salomão, "reconhecido e respeitado por sua sabedoria e considerado o juiz mais sábio de todos", mas que depois foi vítima da cobiça de uma mulher poderosa e rica que o fez cair em desgraça e deixar de falar com a sabedoria divina.

"Ele é um exemplo para todos nós, já que experimentamos o poder da lei e também a fraqueza da nossa natureza", disse o bispo.

Nenhum comentário: