“Comunicação e Evangelização” foi tema do Encontro Anual do COMIRE, em Brasília
Fonte: CNBB BrasilOs coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIRE) participaram do encontro anual, ocorrido na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, nos dias 19 e 20. O tema debatido neste ano foi “Comunicação e Evangelização”. Aproximadamente 24 pessoas participaram, incluindo o bispo de Tefé (AM) e presidente do Conselho Missionário Nacional (Comina), dom Sérgio Castriani.
“A vida cristã é missionária ou não é cristã. Serviço, testemunho, anúncio e diálogo são características de toda vida cristã. Religiosos, consagrados e leigos missionários em geral estão em situações de fronteira, onde por razões práticas nem todos podemos estar. Eles são sinais que apontam para aquilo que todos devemos viver. Na vida do dia a dia vivemos continuamente situações missionárias nos encontrando com pessoas que precisam de nosso serviço, que esperam de nós um testemunho autêntico de vida de fé, que ainda não ouviram a Boa Nova de Jesus ou que ainda não tiveram um encontro pessoal com Ele, com homens e mulheres que não têm a fé que temos, mas que estão em busca da verdade tanto quanto nós”, afirmou dom Sérgio Castriani aos coordenadores Regionais do COMIRE.
Para o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Secretário Executivo do COMINA, padre José Altevir da Silva, o encontro teve por objetivo manter viva a chama da missão através da articulação e formação nos 17 Regionais, a partir da reflexão, da mística e troca de experiência de seus coordenadores.
A temática estudada foi "Comunicação e Evangelização", desenvolvida pelo assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins. Ao falar de comunicação, o assessor afirmou que a mesma [comunicação] é circular, pois “implica na troca de saberes, sem que haja destinatários, mas sim interlocutores”, ressaltou padre Geraldo.
No que diz respeito à Evangelização, padre Geraldo recorreu às palavras de Paulo VI, dizendo que o compromisso de todo missionário é "levar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as parcelas da humanidade”.
Ao concluir sua palestra, o assessor de imprensa da CNBB destacou que integrar a mensagem do Evangelho na atual cultura, conduzir as pessoas para a comunhão e promoção humana, são sinais visíveis de um verdadeiro casamento entre “Comunicação e Evangelização”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário