quinta-feira, 24 de março de 2011

JMJ 2011...

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, de Madri, contará com a participação de mais de um milhão de jovens. E, ainda que o orçamento seja austero, o evento contará fundamentalmente "com a alegria espanhola da ‘festa', porque será uma jornada muito espanhola", indicou hoje o diretor executivo da JMJ, Yago de la cierva, em um briefing na Sala de Imprensa do Vaticano, diante de jornalistas dos mais variados países do mundo.
Jovens e novas tecnologias
Um dos aspectos que recebe maior atenção na organização da Jornada de Madri é o uso das novas tecnologias, tanto para acompanhar o evento e sua celebração como para questões de cunho organizativo.
"As novas tecnologias - indicou De la Cierva - beneficiarão particularmente os jovens, porque, graças a celulares, ipads, netbooks e outros instrumentos para a comunicação em rede, poderão saber onde estarão sendo realizados os eventos da jornada; e os participantes próximos da região em que se encontram, quais são os restaurantes que servem almoço etc."
E inclusive poderão ver os vídeos dos eventos com Bento XVI e material multimídia, como "Em 100 segundos", com conteúdos sobre como se reza o terço ou como se prepara uma confissão.
"Será, portanto, um evento marcado pelas sugestões que os jovens estão dando por meio do site www.madrid11.com, em 11 idiomas e com mais de um milhão de visitas ao mês."
"Neste site, por exemplo, chegaram mais de 80 canções que, por sua vez, são votadas pelos internautas, de maneira que poderão ser tocadas nos eventos, além do hino oficial."
Participação gratuita
A participação na JMJ é gratuita, aberta a todos. Para inscrever-se, é preciso preencher um formulário e escolher segundo três categorias: tempo de estadia, serviços requeridos e país de origem. Por exemplo, quem chega da Alemanha, com alojamento e alimentação, paga 210 euros. A contribuição pelo fim de semana nas mesmas condições é de 40 euros.
Para inscrever-se como voluntário, basta uma apresentação por parte do pároco ou bispo, "porque os voluntários serão o rosto da JMJ". A idade mínima para participar é de 18 anos e não há limite de idade.
Haverá cerca de 1.400 lugares de hospedagem; portanto, foram escolhidos lugares com quantidades mais humanas, mas também haverá lugares cedidos pelas famílias de Madri.

Nenhum comentário: