O Cedeca Ceará e a Anced realizam o seminário “Pelo  direito de viver  com dignidade”, nos dias 16 e 17 de junho de 2011, no auditório do  departamento de ciências sociais da UFC (av. Universidade, 2995). O  intuito é discutir a violação de direitos humanos de crianças e  adolescentes cometida pelo Estado. Durante o evento, será apresentada a  Pesquisa Nacional realizada pela Anced “Pelo Direito de viver com  dignidade”, que trata dos homicídios de adolescentes nos centros de  privação de liberdade no Brasil. Também será discutido o resultado do  acompanhamento de casos nacionais e exemplares de violações de direitos  humanos de crianças e adolescentes, realizado pela Anced e compilado na  publicação “Repensando a proteção jurídico-social: intervenções  exemplares em violações de Direitos Humanos de crianças e adolescentes.
A programação iniciará às 19h do dia 16 de junho, com a mesa de  abertura, seguida do debate “O Estado e a garantia dos direitos dos  adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas”, que contará com  a participação de Liliane Silva (coordenadora da Pesquisa “Pelo direito  de viver com dignidade”); Marina Aires (Pesquisadora e assessora  jurídica do Cedeca Ceará); Leonardo Sá (pesquisador do Laboratório de  Estudos da Violência - LEV/ UFC); Rejane Vasconcelos (Doutora em  Sociologia) e Francisco Lemos (membro da coordenação da ANCED).  Finalizando o dia, ocorrerá o lançamento da publicação “Pelo direito de  viver com dignidade”.
No dia 17/06, a partir das 9h, será discutida a realidade do sistema  socioeducativo no Ceará, com a participação de Mara Carneiro (assessora  comunitária do Cedeca Ceará e Fórum DCA-CE) e Aurilene Vidal (assessora  da Pastoral do Menor e Fórum DCA-CE). À tarde, às 13h30min, o tema será  Violação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes no Brasil, com a  participação dos/as debatedores/as Celina Hamoy (Cedeca Emaús (PA) e  Anced); Nadja Bortolotti (Cedeca Ceará) e Francisco Lemos (coordenação  da ANCED). Em seguida, será lançada a publicação “Repensando a proteção  jurídico-social- intervenções exemplares em violações de Direitos  Humanos de crianças e adolescentes”, da Anced. O último debate será  sobre o tema “Experiências das comunidades na proteção de adolescentes  ameaçados de morte”, que será apresentado pela Rede de Articulação do  Janugurussu e Ancuri - REAJAN; pelo educador Paulo Uchôa (Grupo Meninos  de Deus); por representante da Comissão de letalidade do Conselho  Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Comdica) e por Joice  Freitas (Visão Mundial).
O evento conta com a parceria do Laboratório de Estudos da Violência -  LEV/ UFC, da ONG Visão Mundial, Secretaria de Direitos Humanos da  Presidência da República e da Kerkinactie. As inscrições podem ser  feitas no site www.cedecaceara.org.br
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário