quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Decisões da assembleia da JM

Decisões importantes são tomadas na 4ª Assembleia Nacional da JM

Fonte: POM

Escrito por Fúlvio Costa   
A 4ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária (JM) terminou neste domingo, 18, após quatro dias de intensas atividades na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, com a presença de 29 pessoas de todas as regiões do Brasil.
Várias decisões e sugestões importantes foram tomadas durante o evento. A jovem Sara Guerra, coordenadora estadual da JM no Ceará, vai representar a Juventude Missionária no Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Cone Sul, esta última antes exercida pelo jovem Fabiano Alves de Souza do estado do Espírito Santo.


Nos próximos dias 8 a 15 de janeiro, João Guilherme, do Paraná, juntamente com mais um jovem, irá representar a Juventude Missionária do Brasil nas Missões do Paraguai, evento que acontece anualmente naquele país.
Para a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, foram nomeadas algumas lideranças para começar a pensar na sede missionária do evento: Tiago Scalco, Erika Julia,  Rodrigo Piatezzi, Sara Guerra e Fabiano Alves. Ainda para 2013 a JM escolheu uma proposta de tema e lema para a Campanha Missionária: “Juventude em missão” e lema “Ide e façais discípulos em todas as nações (Mt 28,19) o mesmo da JMJ-2013”. A sugestão será apresentada para as Pontifícias Obras Missionárias. Outra decisão importante foi para a aplicação dos materiais da JM. Antes era aplicado para da mesma forma para jovens entre 15 e 25 anos. Agora passa a ser para jovens de 15 a 30 em conformidade com a Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece que os jovens estão nessa faixa-etária.
O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e JM, padre Marcelo Gualberto, saiu contente da Assembleia. “Foi um evento muito positivo com a participação de muitos jovens iniciantes, mas com boa bagagem missionária. Fizemos um encontro muito rico com experiências marcantes e participações valiosas como a do arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, que tratou o tema ‘Jovens missionários do Brasil para o mundo, à luz do Concílio Vaticano II’ na espiritualidade, como também do padre Sávio Corinaldesi, que nos contemplou com a abordagem da passagem bíblica do livro de João (20, 21) e lema do 3º Congresso Missionário Nacional (CMN) de Palmas (TO), ‘Como o pai me enviou, também eu vos envio’”, avaliou o secretário. 

Nenhum comentário: