AMÉRICA/CHILE - Pesar pela morte de 6 voluntários da fundação católica "Um teto para o Chile"
Los Alamos (Agência Fides) - O Arcebispo de Concepcion, Dom Fernando Chomali, expressou seus pêsames pela terrível perda de 6 jovens voluntários do grupo "Um teto para o Chile", mortos em um acidente rodoviário enquanto iam trabalhar, por conta deste grupo católico, no município de Los Alamos. Segundo a nota enviada pela Conferência Episcopal do Chile à Agência Fides, o Arcebispo Chomali quis ir pessoalmente ao local do acidente levar às famílias dos voluntários uma palavra de conforto. "Estamos profundamente entristecidos por sua perda, mas pensamos neles como Naquele que entregou sua própria vida pelos pobres, Cristo. Somente com Ele podemos compreender a generosidade destes jovens em seu compromisso de trabalhar pelos mais pobres da província de Arauco" - disse o Arcebispo. Os funerais foram celebrados ontem na Catedral de Concepcion por Dom Pedro Ossandón, Bispo auxiliar de Concepcion.
A dinâmica do acidente ainda não está clara: a van dos voluntários colidiu frontalmente com um caminhão de transporte de terra. O grupo católico "Um teto para o Chile" é uma fundação da Igreja católica formada por voluntários que constroem alojamentos para moradores de bairros populares pobres, oferecendo-lhes instrução, serviços sociais e micro-créditos, além de conselhos para a compra de moradias (veja Fides, 10/03/2010). (CE) (Agência Fides, 27/03/2012)ÁSIA/ÍNDIA - A cada dia, milhares de pessoas morrem devido à tuberculose: a cada segundo, uma pessoa é contagiada no mundo
Ranchi (Agência Fides) - Um terço da população mundial está contagiada pela tuberculose e a cada segundo, uma pessoa se contagia com os bacilos da infecção. Apenas em 2009, 1,7 milhões de pessoas morreram devido à TBC, cerca de 4.700 morrem por dia. Dentre elas, 380 mil são soropositivos que, em função da fragilidade de suas defesas, são as vítimas com maior risco. Trata-se de uma doença causada principalmente pelas condições de pobreza e atinge sobretudo jovens adultos, pertencentes à faixa ativa da população. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais da metade das mortes é registrada na Ásia, enquanto nas Américas é a segunda causa de morte depois do Hiv e da Aids. Trata-se de uma pandemia global que em 2009 causou 9,4 milhões de novos casos, 80% em 22 países. Dos 15 países com índices de incidência mais elevados, 13 se encontram na África, um terços dos novos casos na China e na Índia.
A Organização Pan-americana da Saúde (OPS) assinala que nas Américas, anualmente 270 mil pessoas, das quais 44 mil crianças, contraem a infecção e cerca de 23 mil morrem. A maior parte dos casos estão em Haiti, Suriname, Bolívia, Guiana e Peru (de 106 a 230 por 100 mil pessoas em 2010), enquanto o Brasil conta o maior número de contágios em absoluto (85 mil em 2010). Canadá, Cuba e Estados Unidos têm índices mais baixos, com menos de 10 em 100 mil pessoas. Na Índia, no estado de Jharkhand, onde a população vive em condições de pobreza extrema, a TBC e a malária são as doenças mais comuns. A Ong Manav Vikas, parceira local da Ong católica Manos Unidas, lançou um projeto de prevenção e luta contra as duas doenças que beneficia as áreas mais remotas do estado, promovendo programas de imunização para crianças e de sensibilização de adultos sobre questões de saúde. A Ong é engajada na área da Diocese de Hazaribag desde 1994. O objetivo é reduzir o índice de incidência das duas infecções em 30 aldeias selecionadas e aumentar o conhecimento das pandemias em meio ao povo. Graças a este projeto, será possível acessar a serviços de saúde através de uma clínica móvel que passará por 30 aldeias. O projeto envolverá diretamente 33 mil pessoas e indiretamente outras 60 mil. (AP) (27/3/2012 Agência Fides)
Nenhum comentário:
Postar um comentário