sábado, 21 de dezembro de 2013

A história do presépio

Inventado por São Francisco de Assis, Presépio representa união da família

O primeiro presépio foi montado na noite de natal de 1223 na Itália

Paula Rodrigues do RS21
Montar o presépio na época do Natal é uma maneira mais realista de celebrar o mistério da encarnação, de nos aproximarmos da vinda da Salvação. Jesus, filho de Deus, veio como mestre para nos salvar.


Para os católicos, esse é um dos significados, que teve início com São Francisco de Assis.

Como conta o pesquisador Evaristo de Miranda, na noite de natal de 1223, em Greccio, na Itália, São Francisco de Assis montou o primeiro presépio da história. O pesquisador diz “com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos. Nesse cenário, foi celebrada a missa de Natal”.

Esse ocorrido espalhou-se pela Europa, se tornando um costume natalino. A Igreja Católica aderiu como hábito e considera de bom modo montar presépios nesta época do ano em Igrejas, casas e até em locais públicos.
 
Segundo Evaristo, existe, também, um outro significado. Ao montar o presépio, o vive em família. É uma alegria familiar monta-lo junto com as crianças, filhos e pais. Os personagens ficam guardados em caixas, geralmente, e é um alívio tirá-los de lá.

O pesquisador diz “Aos poucos, pequenos pacotes de papel, embrulhando as figuras do presépio, são abertos ansiosamente pelas crianças. Surge uma ovelha, um anjo, uma Maria, um boi, um camelo, um José, um pastor, um Rei Mago (…). Eles são procurados, identificados e assumem seu lugar no presépio organizado e também no coração de adultos e crianças.”.

Uma das alegrias da criança, associada ao período natalino, é montar o presépio. Evaristo conta que “O melhor jeito de montar presépios é em família e com aqueles cujo coração ainda é capaz de maravilhar-se”. E ainda diz “comprar montado, não vale”.

Nenhum comentário: