domingo, 12 de janeiro de 2014

Curso da CNBB de Capacitação para Acompanhantes de Adolescentes e Jovens reabre inscrições

Devido aos inúmeros pedidos, o curso de “Capacitação para Acompanhantes de Adolescentes e Jovens” abre novas vagas. O início do primeiro módulo está previsto para o dia 03 de fevereiro de 2014. Atualmente, mais de 400 jovens realizam o curso organizado a partir de uma parceria entre CNBB, Rede Século 21, Faculdades Claretianas e Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e vida Consagrada da CNBB. O curso é reconhecido pelo MEC como extensão universitária.
Entenda mais sobre o curso  “Capacitação para Acompanhantes de Adolescentes e Jovens”
O Curso é destinado aos assessores de pastorais da juventude, movimentos, novas comunidades, congregações religiosas, animadores vocacionais, catequistas, ministros ordenados, leigos e demais educadores e evangelizadores.
O objetivo é capacitar esses assessores para o acompanhamento de adolescentes e jovens de grupos que se encontram em realidades paroquiais (comunidades, obras sociais, colégios e faculdades), respondendo às orientações e solicitações do Documento 85 da CNBB (Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais – 6ª Linha de Ação) e dos Estudos 103 da CNBB (Pastoral Juvenil no Brasil: identidade e Horizontes).
Em carta assinada por Pe. Antonio Ramos do Prado,sdb, e Dom Eduardo Pinheiro da Silva,sdb, da Comissão Episcopal para a Juventude, o destaque para a atenção qualificada que deve ser dada aos jovens: “Ao contemplar nossos jovens, desejosos de realizar um tempo novo na história da Igreja e da sociedade, nos perguntamos se, realmente, estamos preparados para entender seus sonhos, encarar sua realidade, valorizar sua presença, orientar suas energias para o bem. A Campanha da Fraternidade, a Jornada Mundial da Juventude, as manifestações populares nas ruas do Brasil nos convidam a dar atenção mais qualificada às novas gerações”.
Entre os orientadores da “Capacitação para Acompanhantes de Adolescentes e Jovens” estão: Dom Eduardo Pinheiro, Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude CNBB; Pe. Alexsander Cordeiro – Mestre em Teologia; Pe. Toninho – Mestre em Pastoral Juvenil -”Cultura Juvenil: Tribos Urbanas” pela “Pontifícia Universidade Salesiana do Equador”; Diácono. Anderson Bizarria – Pós graduado em Counseling; Pe. Valdecir Ferreira – Pós graduado em Counseling; Frei Rubens – Mestre em Psicologia do Desenvolvimento; Profa. Irma Maria – Psicóloga, mestre em Enfermagem Psiquiátrica e doutoranda em Cuidados em Saúde; Pe. Sérgio Baldine – Pós graduado em Counseling.
O curso será realizado em seis módulos on line com complemento presencial em cada Regional da CNBB. As inscrições do curso estão disponíveis no site www.rs21.com.br/ead.
Confira o vídeo com Pe. Toninho apresentando as etapas do Curso:

Nenhum comentário: