quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vamos dar um rolezinho?

            Os “rolezinhos” são encontros com vários jovens (frequentemente, com milhares deles) em shoppings, onde vão para encontrar os amigos, conhecer pessoas novas, paquerar e curtir. Porém, esses encontros e as polêmicas em torno deles não são o tema deste post.
            Baseada nesses rolezinhos, a estudante de Psicologia Lorena Villanueva propôs, por meio de um evento no Facebook, o “Rolezinho no HEMOCE” (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), quando pretende fazer com que o local receba mil doações em um dia. "Tudo começou com uma brincadeira de amigos, nós estávamos questionando sobre os rolezinhos e tive a ideia de não centralizar nos shoppings e sim chamar a atenção para os adolescente sobre a importância da doação de sangue", contou ao Diário do Nordeste.
Evento no Facebook já conta com mais de mil confirmações.

            Apesar dos números recordes de doações de sangue (102.870 doações em 2013, o maior número em cinco anos) e de medula óssea (7.949 pessoas cadastradas no Ceará em 2013 como possíveis doadoras, resultando num total de  120 mil pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea), a demanda é muito grande (8 milhões de pessoas são atendidas pelo HEMOCE em todo o estado) e se aproxima o Carnaval, um dos períodos em que mais há preocupação com o estoque de sangue na instituição.



            Quem quiser doar, precisa estar atento a algumas recomendações:
            - Estar bem alimentado e bem de saúde;
            - Ter entre 16 e 69 anos;
            - Ter mais de 50kg;
            - Apresentar um documento oficial com foto.
            - Para os menores de 18 anos, apresentar também o termo de consentimento.


            Achei muito bacana essa iniciativa, e um meio de se fazer uma ação missionária concreta. Que tal, nos grupos de Juventude Missionária, se estimular a doação de sangue? O HEMOCE, inclusive, pode oferecer transporte para caravanas de doadores.
            Espero ver vocês lá no HEMOCE, sábado :D

            Jovens Missionários, Sempre Solidários õ/

Fontes:
- Evento no Facebook "Rolezinho no HEMOCE": 
https://www.facebook.com/events/1396680037252021/?source=1

Nenhum comentário: