segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Juventudes se reunirão em Fortaleza para Encontro de Espiritualidade

 
Ainda faltam mais de dois meses, mas metade das vagas do I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora, que acontecerá de 1° a 04 de maio em Fortaleza, Estado do Ceará, já foi preenchida. A juventude brasileira está mostrando que tem sede de debater os temas que serão levantados durante estes quatro dias.
Até o momento, já foram recebidas pela organização do Encontro cerca de 150 inscrições vindas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Belo Horizonte, Ceará, dentre outras regiões. Os/as jovens participantes vão ter a oportunidade de interagir e compartilhar vivências e experiências com outros de várias partes do país.
Entre os temas a serem abordados durante o evento estão: espiritualidade e corpo, diversidade sexual, gênero, ecologia, economia solidária, espiritualidade indígena, ecumenismo, espiritualidade e movimentos sociais, espiritualidade negra e cristianismo.
No site do evento é possível encontrar, semanalmente, notícias sobre os temas que serão tratados no Encontro, além de artigos e entrevistas com palestrantes e coordenadores de oficinas de dentro e fora do Brasil, que estão falando sobre seus temas e mostrando um pouco do que os jovens irão encontrar no I Encontro de Espiritualidade. A programação acontecerá na Faculdade Católica do Ceará (Seminário da Prainha).
O I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora é uma iniciativa da Agência de Informação Frei Tito de Alencar para América Latina e Caribe (Adital) com apoio do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais/ PUC Minas (Cestep), Centro de Formação Terra do Sol (CHS), Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).
O Encontro foi pensado a partir das Jornadas Teológicas, que aconteceram em 2011 no México, Guatemala, Colômbia e Chile, e do Congresso Continental de Teologia, realizado em outubro de 2012, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
"Percebemos que nesses eventos houve um bom número de jovem, contudo as cabeças pensantes da Teologia tinham uma média de 70 anos. Assim, achamos que o Encontro de Juventudes e Espiritualidade Libertadora seria uma forma de dinamizar o compromisso da juventude no sentido de fazer com que os grupos que têm vivência nas pastorais e comunidades possam unir esse compromisso no trabalho em sociedade”, explica Ermanno Allegri, diretor executivo da Adital.
Lembrando ainda que os jovens da Pastoral da Juventude foram ativos na participação dos protestos realizados em 2013 no Brasil, Ermanno ressaltou ainda que o Encontro quer retomar junto à juventude "esse comportamento de dar sentido a toda ação dentro de uma ação maior, que é a Igreja”.
Ajude a divulgar
Os interessados em ajudar a divulgar o Encontro de Espiritualidade podem escrever paraespiritual.2014@adital.com.bre solicitar o envio do cartaz e do folder para espalhar em sua igreja, comunidade, grupo ou cidade.
Para mais informações, acesse: http://www.espiritualidade2014.com.br/

Nenhum comentário: