segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sessão Missão: "Marcelino, Pão e Vinho"

                Jovens Missionários, como vocês comemoraram a Páscoa? Participaram das celebrações nas comunidades de vocês? Participaram de algum retiro ou de alguma missão? Contem para a gente!
                Nós, do blog Missão Radical, temos uma dica de um filme para você assistir junto ao seu grupo: “Marcelino, Pão e Vinho”.


                Sou suspeito para falar sobre ele, já que fez parte da minha infância e eu o via, pelo menos, umas cinco vezes por semana. Mas vamos a um resumo!
                Marcelino é deixado, ainda bebê, pelos pais na porta de um monastério e é criado pelos frades franciscanos, após estes desistirem de arranjar um lar para o menino. Seu nome é dado em homenagem ao santo do dia. Ao longo do seu crescimento, mostra-se um menino amável e atencioso, apesar das travessuras e desobediências, que levam os padres à loucura.


                O único lugar do monastério para onde Marcelino era proibido de ir era o andar superior, onde havia ferramentas perigosas para ele, como machado, foice e enxada. Para assustá-lo, os frades diziam que havia um gigante que o pegaria, caso ele andasse lá.


Desobedecendo os mandamentos dos frades, Marcelino vai até o sótão e, encontrando uma imagem de Jesus Cristo pregado na cruz, pensa ter encontrado o gigante e sai correndo com medo. Porém, sua curiosidade é maior que o medo e ele passa a visitar o sótão, conversando com o homem (sem saber quem ele é) e levando-lhe pão e vinho, para que ele se alimentasse. Jesus, em uma das visitas, desce na cruz, senta-se com Marcelino e o batiza como Marcelino, Pão e Vinho.


Não contarei o final da história, para não perder a graça. Para conhecer mais sobre essa linda história de amizade, assista ao filme!



Marcelino, Pão e Vinho
Espanha/ Itália, 1955
Direção: Ladislao Vadja

Ganhador de dois prêmios no Festival de Cannes, França.

Nenhum comentário: