sexta-feira, 25 de julho de 2014

IAM e JM de Crateús, no Ceará, promovem encontro de formação

Na diocese de Crateús (CE), a Infância e Adolescência Missionária (IAM) e a Juventude Missionária (JM) procuram caminhar juntas através da realização de diversas atividades. Entre os dias 18 e 19, a diocese recebeu o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (Efaiam).
O evento contou com a participação de 25 assessores da IAM, vindos de diversas paróquias da diocese, três religiosas e, em alguns momentos, de crianças que participam da Obra. O bispo diocesano dom Ailton Meneguissi e o coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), padre Neto, também participaram do encontro.
O objetivo, de acordo com a coordenação das Obras, é fazer com que a IAM e a JM tornem-se unidas na fé, na oração e na caminhada missionária. Por isso, em todos os Efaiam seguintes, ao menos dois assessores, um de cada obra, irão participar da formação.
Nesse encontro em Crateús, Lucenildo Lima, secretário regional da JM e assessor da Obra na diocese do Crato foi responsável por apresentar de maneira mais aprofundada a história e atuação das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em especial da Obra da Propagação da Fé, além de falar sobre o perfil do jovem missionário e os 12 passos para implantar um grupo da JM.
Por outro lado, um dos principais animadores da IAM e bispo da diocese, dom Ailton, trouxe um pouco de sua experiência missionária para os participantes do encontro. Ele incentivou, através de seu exemplo e de suas palavras, a participação das paróquias no encontro. Ele ainda afirmou que quando de suas visitas a estas comunidades, irá incentivar a criação de grupos da IAM e da JM no local, além de motivar o crescimento das Obras naquelas onde já existem.
Responsável por apresentar a história e o carisma da IAM, Jéssica Teófilo, integrante da Obra no Regional, o fez de forma simples e dinâmica. Ela também falou sobre a metodologia, compromissos e o perfil do assessor. “Tivemos uma tarde dinâmica e participativa. Procuro dinamizar todos os assuntos para que assim os jovens possam participar mais”, disse.
Jéssica viajou durante 13 horas para chegar ao local do encontro e disse que valeu a pena, pois teve a oportunidade de encontrar assessores cheios de amor pela IAM, com lindos testemunhos e experiências na missão. A jovem diz que volta pra casa renovada. “Aprendi muito com aqueles pequenos missionários. São em momentos como esses que percebemos o amor de Deus por essa Obra”.
50 anos da diocese
A Diocese de Crateús celebra durante o ano de 2014 seus 50 anos. Por isso, o segundo dia do encontro começou em frente à Catedral diocesana. O momento de oração iniciou os trabalhos sobre a Espiritualidade Missionária, tema trabalho ao longo das atividades. Ainda durante o dia, os participantes acompanharam reflexões sobre o cofrinho, o perfil da criança coordenadora e a psicopedagogia da IAM.
Jéssica Teófilo teve nova participação, mas dessa vez, trouxe seu próprio testemunho. Ela compartilhou suas experiências e sua história junto à missão.
Ao final das atividades, todos foram convidados a participar do 3º Congresso Estadual da IAM, que acontecerá na diocese de Sobral, entre os dias 26 e 28 de setembro próximos. O momento também foi oportuno para a apresentação da nova equipe de coordenadores da IAM da diocese, bem como a partilha dos trabalhos realizados durante o primeiro semestre deste ano.
Comunicação da IAM e JM Regional NE 1

Nenhum comentário: