terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ceará Realiza ELJUMI de Nível III

Aconteceu na cidade de Sobral/CE nos dias 22 a 24 de agosto de 2014 o encontro de líderes da Juventude Missionária de nível 3 que contou com a presença do Secretário Nacional da Propagação da Fé Guilherme Cavalli.
Essa notícia será construída de uma maneira diferente, em que vocês saberão dos acontecimentos do encontro através da voz dos jovens participantes, um de cada diocese que enviou representação.
O ELJUMI III teve a participação de 60 jovens representando 7 das 9 dioceses do Ceará.   


A Diocese de Sobral recebeu com muita alegria os jovens participantes. Estando presente por duas vezes no encontro o Bispo Diocesano e referencial da missão do regional D.Odelir Magri. 



Agora você lerá um pouco da experiência do jovem Rodrigo Santana da Diocese de Sobral.
“Foi a minha primeira experiência de EUJUMI nível III tanto servindo como participando. Senti-me feliz com o encontro por ter convivido e provado a nossa diversidade cearense ^^ . Isso prova que a missão tem uma força para impulsionar a juventude a serem livres,  abertos e disponíveis para as coisas de Deus.”



O encontro mostrou a unidade do Regional Nordeste 1 e o desejo de aprendizado e crescimento dos jovens presentes como podemos ver no relato da jovem Beatriz Albuquerque da Diocese de Itapipoca:

“Quando Deus nos chama, não tem empecilho que nos faça seguir outra direção. Ele se faz presente no próximo, naquele que mais necessita de nós. No ELJUMI III nós aprendemos que o próximo é aquele que sentimos que está precisando de acompanhamento, é aquele que nos faz ficar inquietos se não o ajudarmos.


O encontro contou também com a participação da coordenação da Infância e Adolescência Missionária, que também estar ajudando a Juventude Missionária, mostrando a importância do trabalho em conjunto e da necessidade de fortalecer essa comunhão. Vejam um pouco dos sentimentos da jovem Arlane Markely da Diocese do Crato e coordenadora Regional da IAM.
“Refletimos, rezamos ,nos animamos e sobretudo , terminamos o ELJUMI com compromisso de que a missão continua e que ela também depende do trabalho de cada um de nós , nos nosso grupos de base ,para que permaneça em estado permanente de missão.”

O jovem da Diocese de Limoeiro, Magno Santos destaca a felicidade da escolha dos temas e dos debates facilitados pelo secretário nacional Guilherme Cavalli.
“Nesse encontro ficou muito bem esclarecido o nosso papel como coordenadores, como JM. A gente pode compartilhar nossas experiências como grupo, como diocese, e com isso aprendemos muito uns com os outros, mesmo apresentando diferentes realidades em nossas paróquias. O nosso representante nacional Guilherme Cavalli, foi muito feliz em sua formação, um jovem passando sua experiência e seu papel para outros jovens, fazendo com que o encontro se tornasse bem agradável e bem proveitoso, sem contar que ele não mediu esforços para estar com a gente nesse Eljumi Nível III, por que para um jovem missionário não existe dificuldades e sim desafios, metas, e é por isso que nos unimos em só Missionário, JESUS CRISTO


A presença dos jovens no encontro foi fruto de muito esforço e sacrifício deles, que venceram dificuldades e falta de apoio para participar desse momento importante em nossa caminhada como JM. Vamos ler agora um pequeno relato do jovem Anderson Rocha.”    

Agradeço a Deus por esta graça que me foi concedida em participar do Encontro de Lideres da Juventude Missionária nível 3, do regional NE I- Ceará. Os momentos que anteciparam o encontro, tudo parecia dar errado, desisti por três vezes. Mas consegui ir, e certamente me ajudará a servir melhor ao anúncio do Evangelho e a construir novas mudanças no grupo e na vida de cada jovem.”



A nossa vida é um permanente encontro, no ELJUMI fomos convidados a aprofundar as bem aventuranças a encontrar Jesus no próximo. Fiquemos agora com o depoimento do jovem Leonardo Reis da Diocese de Iguatu. 

“Este encontro pode trazer uma verdadeiro encontro de partilha da missão, trouxe para nós um aumento do ardor missionário em nossos corações. A presença de jovens de tantos lugares e os coordenadores nacional e estadual, da Juventude Missionaria, veio nos trazer o testemunho autentico de Cristo como jovem comprometido com a Missão.”



Durante o encontro ficou estabelecido que o Regional NE1 realizará dos dias 30 abril a 3 de maio de 2015 a sua primeira missão em comunhão com todas as dioceses e grupos, a missão ocorrerá na Diocese de Quixadá na cidade de Quixeramobim, também foi decidido que o próximo ELJUMI 3 será na diocese do Crato. Com vocês o testemunho da jovem Monyara Reis. 

A alegria de ser JM está completamente revigorada. Obrigada Senhor! Encontro de Lideres da Juventude Missionária Nível 3 Regional - Ceará foi extremamente um sucesso! Mesmo com dificuldades, falta de apoio, vontade de desistir, o chamado de Deus foi mais alto, semelhante de quando começou. Em pensar que desde a Infância e Adolescência Missionária, em 2007, sempre fui motivada a trazer a JM pra minha diocese, mas temia por não se sentir preparada e ser tão nova. Depois de alguns anos afastados da igreja, voltei a seguir os passos de Cristo e nele encontrei minha verdadeira felicidade. Na feira vocacional, no alto da Boa Vista na JMJ- Rio visitei o stand das POM e recebi vários folders, conversei com uma moça simpática e ela me falou sobre a JM. Depois em minha cidade, organizei uma missão com meus crismandos, e eles insistiam que queriam mais... Arrumando minhas coisas, pois sempre guardo tudo com carinho, encontrei o folder e foi sucesso. Entrei em contato com a coordenação regional, e em Novembro tivemos o ELJUMI nível 1. Em Janeiro começamos nossos encontros e desde então temos ganhado espaço em nossa paróquia. Hoje recolho os frutos da gratidão pelas palavras de incentivo e sabedoria de nosso secretário Nacional Guilherme Cavalli; por meu querido coordenador Lucas Guerra e toda comissão do Regional; a Diocese de Sobral pelo acolhimento; e as trocas de experiências com todos os jovens presentes no encontro. Ah! Não posso esquecer-me de compartilhar a alegria de terem escolhido minha Diocese, especificamente minha cidade, para a I Missão da Juventude Missionária Ceará, que será realizada de 01 a 03 de Maio de 2015! Contamos desde já com as orações e apoio de todos, e os esperamos de braços abertos. Agora, mãos a obra, nada de comodismo! Estamos aqui para fazer do outro o nosso próximo, é disso que precisamos. IDE,SEM MEDO PARA SERVIR!!! Cheiro até breve! Monyara Reis Quixeramobim -Ceará



(Guilherme Cavalli) : Obrigado JM Ceará.  No final de semana junto a vocês pude mais uma vez reafirmar a antiga convicção de que, para sermos autêntico cristãos, devemos ser inquietos profetas. É pela experiência mística de união com todos os povos que nos permitimos compreender Deus. Sendo assim, é impensável que um Jovem seja Missionário e possua uma participação de Igreja sem denunciar claramente as injustiças do seu tempo. ‪#‎JMemAção ‪#‎SempreSolidarios.


  

3 comentários:

Magno Santos disse...

Bela experiência nesse Eljumi Nível III, aprendi bastante e vim mais convicto com a importância da minha missão.
Jovens Missionários, Sempre Solidários!!!

Ernandes Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ernandes Filho disse...

Muito importante a ação missionária, impulsionando a palavra do santo evangelho e levando o amor de Cristo no coração e na evangelização, continuem assim, firmes em na fé e servindo junto a cristo resgatando aquilo que Cristo nos pede, almas boas que se fazem perdidas em meio a ilusões, e que tomadas pela verdade de Cristo tornam a casa do pai e renovam o seu batismo com caminhada e ida ao céu! Paz e bem irmãos! Abraços!