quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Centro Cultural Missionário realiza Assembleia e apresenta relatório de atividades

O Centro Cultural Missionário (CCM), organismo da CNBB dedicado à formação missionária realizou, na noite desta segunda-feira, 2 de fevereiro, a sua Assembleia Geral Ordinária. Compareceram, na sede da entidade, em Brasília (DF), representantes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Conselho Missionário Nacional (Comina), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Nacional de Institutos Seculares (CNIS), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi), membros da direção, administração, diretoria, secretaria e tesouraria. O diretor presidente, dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), e presidente de Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB não pode estar presente por causa de problemas com seu voo para Brasília (DF).

Fez parte da pauta a apreciação do relatório das atividades realizadas pelo CCM em 2014, a aprovação do balanço de 2014 e orçamento para 2015 e a apresentação do programa de atividades para este ano.

Ao longo do ano de 2014 a instituição promoveu dezessete iniciativas: dois cursos para os missionários estrangeiros, de 90 dias cada um; dois cursos de formação missionária para brasileiras e brasileiros enviados a outros países ou regiões missionárias; um curso de missiologia; um curso intensivo de língua portuguesa; um curso intensivo de inglês; uma semana de formação missionária sobre Missão Continental; um curso de teologia da missão para seminaristas; um curso de espiritualidade missionária; um simpósio de missiologia; uma semana de formação para Comidis e Comipas; uma semanas de formação missionária para coordenadores de pastoral; uma semana de formação sobre paróquia missionária; uma semana de formação missionária para animadores vocacionais; uma semana de formação missionária para educadores e uma semana de formação sobre envelhecimento humano e missão;

Além desses eventos, foram promovidas outras iniciativas em parceria com outras entidades missionárias como o curso de Fé e Política do Centro de Fé e Política Dom Hélder Câmara.

Ao todo, 574 pessoas participaram das iniciativas na casa com aproveitamento e avaliações satisfatórias. Geralmente, os cursos contemplam momentos intensos de formação com palestras, debates, oficinas; momentos litúrgicos profundos e participativos, além de testemunhos contagiantes e momentos de confraternização. A convivência entre pessoas de diferentes culturas proporciona sempre um intercâmbio riquíssimo e singular.

O administrador do CCM, Osmar Favreto, mostrou aos participantes da Assembleia as atividades e iniciativas realizadas no campo econômico e administrativo, com pedidos de ajuda financeira, serviço de hospedagem e manutenção das estruturas da casa. Destacou-se a relação com outras entidades eclesiais, particularmente com a CNBB, as POM e a CRB. Todas elas colaboram ativamente com as atividades do CCM e ajudam financeiramente na manutenção dos cursos.

O Relatório de Atividades do CCM no ano de 2014 encontra-se disponível para consulta neste site da instituição clicando aqui. Conheça todos os cursos programado pelo CCM para 2015.

Nenhum comentário: