Camila Maciel
Jornalista da Adital
Adital
De hoje (27) até 29 de abril, Santiago do Chile receberá cerca de 80 especialistas de 16 países para debater sobre "Como educar na era dos buscadores”. Essa atividade é uma reunião técnica anual da Rede latino-americana de Portais Educativos (Relpe) e marca os festejos pelos 10 anos do portal EducarChile.
A rede Relpe é composta por portais educativos, autônomos, nacionais de serviço público e gratuito, escolhidos pelos Ministérios de Educação pertencentes a cada país membro. A audiência da Rede alcança cerca de 150 milhões de estudantes e professores.
Os diversos portais educativos presentes no encontro darão conta das distintas abordagens que cada país tem tomado em relação a sua política pública em tecnologia e educação, de acordo com cada uma das realidades nacionais. O principal objetivo é contribuir através das possibilidades tecnológicas do século XXI para melhorar a qualidade e igualdade da educação em cada um dos países.
Entre as experiências que se reúnem em Santiago, se pode destacar: o portal da Argentina, cuja aposta educativa lançou um inovador portal de convergência multimídia, onde a televisão desempenha um papel fundamental; o caso do Uruguai e seu "Plano Ceibal”, que visa dar um computador por criança, como uma forma de vencer a oportunidade de acesso a conteúdos de qualidade na era digital. Entre outros países, como Brasil, México e o próprio Chile.
Cada participante da Rede disponibiliza seus materiais educativos para serem aproveitados pelos outros, de forma a criar um círculo virtuoso que potencie a região. "A Rede se considera uma área de inclusão educativa regional em constante crescimento, e em paralelo se valoriza por ser uma comunidade de reciprocidade e de assistência entre os responsáveis das políticas públicas pertencentes a cada país participante”, segundo o site da organização.
Para mais informações: www.relpe.org
Fonte: Adital
Nenhum comentário:
Postar um comentário