segunda-feira, 12 de agosto de 2013

4º Congresso Missionário Americano e 9º 
 
Congresso Missionário Latino Americano

CAM 4 - Comla 9
A cidade de Maracaibo na Venezuela acolhe, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 - Comla 9). O evento pretende reunir cerca de 4.000 participantes de todas as partes do continente americano e convidados de outros continentes. O Brasil participará com uma delegação de 150 pessoas representantes dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), organismos e forças missionárias.
Lema do CAM 4 - Comla 9: “América missionária, partilha tua fé”. 
Tema: “Discípulos missionários de Jesus Cristo da América, em um mundo secularizado e pluricultural”. 
A missa inaugural será na Praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, no dia 26 de novembro, aberta ao público. A celebração será presidida pelo Delegado Pontifício do papa Francisco em uma atmosfera de profundo amor mariano ao calor de uma tarde de Maracaibo.
Os trabalhos durante o desenvolvimento do Congresso terão início no dia 27 de novembro, no Palácio de Eventos de Maracaibo, onde acontecerão as conferências centrais do Congresso. Essas grandes reflexões serão feitas no horário da tarde. Os debates seguem, nos mais de 20 fóruns temáticos orientados por especialistas nas diferentes áreas. A partir das conclusões desses fóruns deve resultar um conjunto de reflexões para redirecionar planos e opções pastorais em sintonia com a caminhada missionária do Continente. A partir disso, os participantes terão a tarefa de ver a realidade, viver uma experiência de partilha e propor caminhos de renovação da Igreja. A expectativa é de que o CAM 4 – Comla 9 ajude no caminho da conversão pastoral e renovação missionária, apelo lançado na Conferência de Aparecida e recordado pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (Rio 2013).
O presidente do CAM 4 - Comla 9 é dom Ubaldo Santana, arcebispo de Maracaibo.
O secretário Geral é o padre Andrea Bignotti, IMC, diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Venezuela.
Como surgiram os Congressos Missionários Continentais
A caminhada missionária da Igreja na América Latina, rumo a uma progressiva, abertura universal, ficou profundamente marcada pelos Congressos Missionários Latino-Americanos (Comlas) que tiveram origem nos Congressos Missionários Nacionais do México. Foram promovidos pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e organizados com a colaboração das Conferências Episcopais do continente. O México, um dos primeiros países da América Latina a organizar-se na dimensão missionária, até 1977, já havia realizado seis Congressos Missionários Nacionais. Nesse ano, celebrava o 7º, em Torreón. Por iniciativa do Cardeal Agnelo Rossi, então Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, enviado especial do Papa para o evento, foram convidados ao Congresso os bispos responsáveis das Comissões Missionárias das respectivas conferências episcopais e os Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias de vários países latino-americanos, que imprimiram ao evento um caráter quase continental. Nesse clima, foi lançada a proposta de repetir a experiência em nível de América Latina, a cada cinco anos. Assim, o Congresso Missionário de Torreón (México) em 1977, tornou-se, o 1º Congresso Missionário Latino-Americano (Comla 1). No ano de 1999, por ocasião do 6º Comla na cidade de Paraná, na Argentina, o Congresso abriu suas fronteiras a todo o continente americano, tornando-se assim o 1º Congresso Missionário Americano (CAM 1) e o 6º Congresso Missionário Latino-Americano (Comla 6). Juntando os dois eventos, tornou-se (CAM 1 - Comla 6).
Cronologia:
1977 – Comla 1, Torreón (México);
1983 – Comla 2, Tlaxcala (México)
1987 – Comla 3, Bogotá (Colômbia)
1991 – Comla 4, Lima (Peru)
1995 – Comla 5, Belo Horizonte (Brasil)
1999 – CAM 1 - Comla 6, Paraná (Argentina)
2003 – CAM 2 - Comla 7, Guatemala (Guatemala)
2008 – CAM 3 - Comla 8, Quito (Equador)
2013 - CAM 4 - Comla 9, nos dias 26 de novembro a 1º de dezembro, em Maracaibo, Venezuela.
Oração do CAM 4 - Comla 9.
Senhor Jesus Cristo, vivo e presente no meio de nossos povos e em nossas igrejas locais; Tu, que nos tens chamado por meio do Evangelho para viver um encontro decisivo contigo, como filhos do Pai e irmãos de todos; pedimos que a tua graça nos assista neste CAM 4 - Comla 9.
Faze que, unidos na oração e na missão, sejamos os discípulos que envias para levar tua palavra a outros povos e os profetas que colaboram para descobrir novos sinais de tua presença.
Pedimos isso a ti que vives, reinas e dás vida às nossas igrejas, na unidade do Pai e do Espírito Santo, implorando a intercessão de Maria, Mãe da América. Amém.

Nenhum comentário: