Evento nacional discute desafios da evangelização dos jovens
Por Assessoria de Imprensa 05 / Dez / 2013 14:09
Após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), a Campanha da Fraternidade 2013, a Campanha Missionária 2013 e manifestações populares, lideranças discutem desafios da evangelização dos jovens em evento nacional. Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), da CNBB, o Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil acontece em Brasília (DF) nos dias 11 a 15 de dezembro.
Cerca de 500 pessoas entre Jovens, adultos, consagrados, sacerdotes, bispos e membros de expressões juvenis de todo o Brasil terão a tarefa de descobrirem juntos pistas de fortalecimento da evangelização da juventude no Brasil para os próximos anos.
A programação prevê ainda uma avaliação das ações já feitas nos últimos dois anos - como a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, os Bote Fé nas dioceses, os Seminários Nacionais de Jovens, a Campanha da Fraternidade, a JMJ Rio2013, as manifestações populares ocorridas em junho e as diversas atividades das expressões que trabalham com juventude no país.
O encontro se divide em três partes: “A realidade que nos desafia”, “A Igreja que nos ilumina” e “As pistas de ação que nos renovam”. Haverá palestras e reuniões em grupos, quando os participantes apontarão os principais desafios da Igreja e sugestões para a evangelização da juventude no país. A síntese dessas respostas servirá para a elaboração das pistas de ação, que serão apresentadas no último dia de encontro.
Durante o evento, haverá ainda uma mesa redonda com jovens sobre a identidade da Igreja Católica com a juventude, momento no qual poderão apresentar sugestões à Igreja do Brasil. Uma das atrações do encontro será a noite cultural, que contará com a presença de autores de livros sobre a temática da juventude. Haverá, ainda, o lançamento da edição brasileira do livro “Civilização do Amor: projeto e missão”, já publicado em espanhol, para o trabalho junto aos jovens da América Latina.
Quem estará presente
Para melhor aproveitamento dos debates, o encontro é destinado a um público bem diversificado. Participam adultos responsáveis da evangelização da juventude diocesana; um jovem líder que represente o conjunto de expressões juvenis na diocese; assessores nacionais adultos de cada expressão juvenil (movimentos, Pastorais da Juventude, novas comunidades); assessor adulto de congregação religiosa que trabalha com juventude; e a coordenação nacional de cada expressão juvenil.
Além destes, acompanharão o encontro os bispos referenciais da juventude nos Regionais da CNBB, a Equipe Jovem de Comunicação, a Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional e a Equipe de Subsídios, ligados à CEPJ. Foram ainda convidados os referenciais regionais para as questões da JMJ, o coordenador nacional dos Centros e Institutos de Juventude, o coordenador da Pastoral Presbiteral do Regional e os coordenadores nacionais de algumas pastorais afins.
Materiais de preparação
A CEPJ recomendou aos participantes do encontro uma leitura prévia dos materiais que servirão como instrumento de trabalho do evento, de maneira a participar ativamente das discussões. Os documentos estão disponíveis aqui.
Mais informações Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil
Nenhum comentário:
Postar um comentário