domingo, 26 de dezembro de 2010

Cartas Missionárias

Cartas da Missão


Caros amigos,

Espero que essa mensagem os encontre em paz, gozando de boa saúde e com fé e esperança renovadas. Eu e os demais combonianos de minha comunidade e as irmãs combonianas estamos todos bem. Graças a Deus tenho me mantido em boa saúde.

Completam-se seis meses desde que cheguei ao Sudão. Constato de fato que é sempre um desafio entrar numa nova realidade. Torna-se mais desafiador quando se trata de uma realidade de muitas culturas, línguas, religiões e etnias. Tudo isso em uma nação que passou por 39 anos de guerra civil e agora busca reconstruir a sua vida e história.


O balanço que faço desses seis primeiros meses de missão é bastante positivo. Contudo, não se deve esquecer os desafios e dificuldades que não são poucos. A dura realidade que vai surgindo provoca muitos choques, questionamentos e enriquecimento. O primeiro contato é sempre de admiração. Tudo parece encantador quando se vai ao encontro de uma nova cultura e suas tradições. Aqui encontrei um povo muito simples, alegre e acolhedor. Porém, um povo sofrido, explorado, esquecido e com suas contradições. Apesar disso, um povo de muita fé, forte tradição e identidade cultural.


Pouco a pouco vou progredindo no aprendizado da língua Nuer, me entrosando com as pessoas, conhecendo seus costumes e tradições, criando e fortalecendo laços de amizade. Devagar vou me familiarizando com o clima, o ambiente, a comida, o ritmo do povo, seu modo de celebrar a fé e a vida e o jeito de fazer missão entre os Nuers. Ainda não visitei todas as comunidades porque a área da paróquia é imensa e o acesso a algumas delas não é muito fácil.


É a Palavra de Deus que ilumina a missão e o Espírito de Deus quem nos ajuda a perceber as urgências e os sinais do Reino nessa difícil realidade. Como dizia São Paulo “tudo é graça” e tudo é um aprendizado para a vida. Com certeza é preciso ter um espírito forte e decidido auxiliado pela graça de Deus para se manter firme na missão. Essa firmeza vem da força da oração e amizade de muita gente que nos acompanha de longe.


Olhando o futuro vejo muitos desafios e muitos sinais de esperança. Com o fim da guerra e a aproximação do Referendo (09 de janeiro de 2011), que provavelmente levará o Sul do Sudão a ser um novo país, faz com que o desejo de todos nós por um futuro melhor e a esperança de paz duradoura com justiça cresçam a cada dia. Nada é fácil, mas a fé nos anima. Por isso, conto sempre com a oração de vocês.


Termino agradecendo a todos pelo apoio, amizade e orações e por tudo que construimos e aprendemos juntos. Desejo a cada um e às suas comunidades um feliz natal e um ano novo cheio de muita paz, saúde e prosperidade. Boas festas e fiquem com a graça e a ternura do Deus da vida. Muito axé na missão.

Fonte: http://www.ecooos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=163:desafios-missao&catid=44:opinioes&Itemid=69

Nenhum comentário: