segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA DE PAPAI NOEL

Inspirado em São Nicolau, Papai Noel representa bondade e generosidade

Para os católicos, Papai Noel é símbolo de ajuda a crianças e pobres em nome de Deus

Foto: istock
Paula Rodrigues do RS21
A história do Papai Noel vem de São Nicolau, santo que ajudava, anonimamente, os pobres e presenteava crianças. Conta-se que fazia doações e dava moedas de ouro, roupas e comida. O Santo colocava presentes em bolsas e jogava pelas chaminés, para a criança, ao acordar, encontrar o presente.


O presente dado no dia do natal é um símbolo que vem dessa atitude bondosa e generosa de Nicolau, o pesquisador Evaristo de Miranda explica “Deus se fez presente entre nós, através da encarnação de seu filho Jesus. Nós nos fazemos presentes junto aos outros com nossa presença, nosso afeto, nosso amor gratuito, manifestado em presentes”.

Além da celebração de São Nicolau ser dia 06 de dezembro, dia de sua morte, o santo entrou para o calendário natalino. Seu nome cresceu por toda Europa, cruzou séculos e chegou as outras regiões do mundo. Nos Estados Unidos é conhecido como Santa Claus e na América Latina é o nosso Papai Noel.

Segundo Evaristo, originalmente, o Papai Noel era representado como um Bispo, com vestes marrons e coroas de azevinhos. Foi em 1886 que um cartunista, Thomas Nast, em uma edição especial de Natal de uma revista, o desenhou com seu visual atual, com suas roupas vermelhas.

“O tema da presença, do Deus presente entre nós, de nós presentes junto à família e aos amigos é um remédio contra a ausência, a omissão, a indiferença. O Papa Francisco sinalizou que um dos maiores problemas do mundo moderno é a globalização da indiferença.” Diz o pesquisador. Dar presentes é uma maneira de demonstrar a presença que temos na vida do outro. É uma atitude que recorda a presença dos Reis Magos a Jesus, entregando presentes.

É preciso relembrar sempre que o símbolo do Papai Noel é o do presente, da bondade e generosidade de compartilhar, do amor a Deus e alegria das crianças.

Nenhum comentário: