quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Entenda o tema da Campanha da Fraternidade 2014

Campanha de alerta contra o tráfico de pessoas.
Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu como tema da Campanha da Fraternidade o tráfico de pessoas que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo-se à ameaça ou ao uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”. É um negócio lucrativo, que movimenta cerca de 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% vem da exploração sexual.
            Será que essa é uma realidade muito distante da gente? As estatísticas mostram que não: o Ceará é o vice-líder nopaís em denúncias de tráfico de pessoas e destacado por ser uma rota de origem. Na maioria dos casos no estado, mulheres e travestis são enganados com a promessa de uma vida melhor na Europa. Itália, Espanha, Portugal e o Leste Europeu são os principais destinos.
            A Campanha da Fraternidade visa, então, “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”.
            O cartaz mostra a mão opressora que, segurando as correntes, priva o ser-humano da liberdade. As mãos acorrentadas remetem a várias finalidades do tráfico humano (trabalho escravo, venda de órgãos, exploração sexual, adoção ilegal). O lema nos faz lembrar da nossa missão, pois como foi “para a liberdade que Cristo nos libertou”, é nosso dever, enquanto missionários e seguidores das palavras de Jesus, lutar pelos direitos daqueles que sofrem com essa exploração e, dessa forma, libertá-los.

            Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Nenhum comentário: