quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Juventude Missionária realiza ELJUMI nível 2 na Diocese do Crato/CE




Foi realizado entre os dias 25 a 27 de julho de 2014 o Encontro de Líderes da Juventude Missionária de Nível 2 na cidade do Crato/CE. O encontro contou com a participação de 40 jovens representando diversas paróquias da diocese do Crato e de Iguatu.O encontro iniciou com momento de oração e dinâmica de apresentação dos presentes.


(ELJUMI Nivel II), que aconteceu no Crato, de 25 a 27 de julho de 2014, foi bastante proveitoso. Houve a troca de experiências entre os jovens que vieram de vários lugares e também o aprofundamento do conhecimento sobre a Juventude Missionária. Também foi visto como ponto positivo o estudo sobre a exortação Apostólica Alegria do Evangelho, escrita pelo Papa Francisco. Apenas a noite cultural deixou um pouco a desejar, na qual poderia ter tido mais dinâmicas e músicas que pudessem envolver mais os Jovens participantes. E uma parte muito importante foi a realização da Santa Missa, na qual o encontro com Cristo veio também por meio da Eucaristia. Que as sementes plantadas durante o encontro possam gerar muitos frutos bons.( Leonardo Reis –Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora , Cariús, Diocese de Iguatu)
O encontro teve como objetivo aprofundar a formação dos jovens missionários, incentivando os presentes ao estudo da exortação apostólica “Evangeli Gaudium”, a Alegria do Evangelho que conclama os cristãos a romper todas as barreiras para levar o evangelho a todas as criaturas através da alegria do anúncio.
O ELJUMI foi assessorado pelo coordenador do Regional Nordeste I Lucas Guerra Carvalho de Almeida, que contou com a colaboração da equipe da Diocese do Crato.
Foi feita a experiência de hospedagem dos jovens na casa das famílias da comunidade do Alto da Penha, na periferia da cidade do Crato. Os participantes puderam interagir e conhecer a realidade daquele local.
 
No sábado pela manhã foi iniciado o estudo da exortação apostólica, trazendo aquilo que é falado pelo Papa para a realidade dos jovens e das comunidades. No período da tarde foi feito um trabalho em grupo, no qual os jovens deveriam propor novos métodos e maneiras de evangelizar no mundo de hoje de forma criativa.
Posteriormente, foi feito um momento de espiritualidade missionária. Levando os jovens a refletirem o seu papel no mundo e de que forma podem colaborar para a missão além fronteiras.

No domingo foi discutida a coordenação diocesana, reforçando a equipe já existente e passando a programação do ano de 2014 da JM do Ceará, principalmente incentivando os jovens a se fazerem presentes no ELJUMI nível 3 que acontecerá na cidade de Sobral/CE e contará com a presença do  Secretário Nacional da Propagação da Fé Guilherme Cavalli.
Por  Arlane Markely

Nenhum comentário: