quarta-feira, 6 de maio de 2015

Juventude Missionária realiza missão no meio do Ceará e no meio do povo

 A Juventude Missionária realizou nos dias 1 a 3 de maio de 2015 em Quixeramobim na diocese de Quixadá a 1ª missão jovem do regional Nordeste 1 em comemoração aos 10 anos da JM no Brasil, com o TEMA: Jovens talhadores a serviço da missão e o LEMA: não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário (Papa Francisco)
Sessenta jovens de todo o Ceará participaram da primeira missão jovem da Juventude Missionária do Regional Nordeste I. Os jovens foram convidados a evangelizar, mas foram evangelizados com o testemunho e a singeleza do povo. Chegaram a Quixeramobim vindo de 07 das 09 dioceses do Estado e foram recebidos com o sorriso aberto das famílias que resolveram partilhar um pouco de suas vidas, de seus alimentos e principalmente do seu amor.
Os jovens pensaram que iam ao encontro, mas foram encontrados por dona Geni, por dona Cristina, por Claudiane e por tantas famílias que abraçaram com amor e os adotaram como filhos, abrindo a intimidade de seus lares e permitindo que participassem de suas rotinas.

Os missionários foram convidados a levar Cristo, mas perceberam que Ele estava lá na dona Cecília, no seu Antônio, na dona Aleuda, no seu Expedito, no José de Assis, na dona Titiara dentre tantos outros que com a sua vida, suas dificuldades e principalmente com seu acolhimento mostraram aos jovens a beleza e a necessidade do anúncio.
Os jovens foram ser profetas, mas encontraram lá discípulos e missionários da própria diocese que se somaram a eles nessa corrente de missão. O Wanderson, a Luana, o Alisson,  a Marcia dentre tantos outros jovens que puderam também conhecer um pouco da Juventude Missionária e beber desse carisma tão libertador.
Perceberam que é na vida de comunidade que Deus se sente mais a vontade para agir. Que o maior profetismo é dividir o pouco que tem com aqueles que nada tem. Ver o Cristo no irmão essa é a maior lição que os jovens tiraram da missão. Quando o Regional Nordeste I percebeu a necessidade de romper barreiras nem imaginou o quanto isso seria gratificante.

Essa missão foi feita de encontros. O jovem Magno da Diocese de Limoeiro do Norte ressalta que “nessa missão escutei mais do que falei, aprendi mais do que deveria passar, porque ser missionário não é só chegar falar e sair, e sim o mais importante, ouvir, se não ouvirmos como poderemos ajudar”?

Já Alisson da Diocese de Quixadá ficou muito feliz da missão acontecer em sua cidade e disse que “viver esses dias ouvindo um pouco a vida das pessoas, aconselhando-as, levando o Cristo Ressuscitado, foi de fato uma das mais belas experiências que já tive, esses anos de caminhada como cristão.”
Douglas Celestino da Diocese de Sobral nos fala que “não há como explicar a experiência e a oportunidade de conhecer a realidade das pessoas de Quixeramobim-CE que acolheram tão bem os missionários do estado, que estiveram  nesse final de semana a possibilidade de conhecer um pouco mais de Deus.
A jovem Monyara Reis que esteve na equipe de coordenação da missão e que é a coordenadora diocesana da JM ressalta que apesar das dificuldades e empecilhos a missão aconteceu de uma maneira muito bela e que fará diferença na vida de todos os jovens que participaram desse momento tão especial.
A Missão Jovem 2015 representa um verdadeiro marco na história da JM do Ceará e coroa um trabalho de muita dedicação e esforço daqueles que amam essa obra e que não medem esforços para fazê-la crescer. A missão celebrou os 193 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e os 10 anos da Juventude Missionária no Ceará. Para o Coordenador Estadual, Lucas Guerra, esse é um primeiro passo para a construção de uma JM ainda mais em saída e próxima dos pobres, pois como diz o lema da missão “ Não cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário.
A galera do nosso vlog também estava presente, veja no linkabaixo:
 
 

Nenhum comentário: