quinta-feira, 14 de maio de 2015

MISSÃO JOVEM, DEPOIMENTOS

A Missão Jovem que aconteceu nos dias 1 a 3 de maio de2015 em Quixeramobim - Ce, deixou muitas recordações e muitas experiências vividas pelo os membros da Juventude Missionária, que participara desta missão. Então colocamos aqui alguns depoimentos destes jovens que realizarão as visitas nas casa dos bairros de Quixeramobim.


Samuel Guerra Coordenador da JM na Arquidiocese de fortaleza: Não é nem a primeira e, se Deus quiser, não será a última vez em que eu tenho a graça de poder participar de uma missão, mas cada uma tem algo em especial que toca quem a realiza. Acredito que, neste caso, foi ter visitado um assentamento rural e ter visto as condições podres (no sentido literal da palavra) em que as pessoas de lá moravam. Mesmo assim, demonstravam mais alegria e receptividade do que muitos que vivem em verdadeiros palácios.
 
Quem estava falando por mim, O-B-V-I-A-M-E-N-T-E, não era eu, mas Aquele que, neste mundo, foi maior que todos. Maior por, numa sociedade injusta, preconceituosa e superficial como aquela com a qual Ele teve que conviver quando se fez homem e veio à Terra, ter pregado a igualdade, a fraternidade e a humildade. A mensagem que Ele pregou foi mais importante do que qualquer construção feita pelo homem.
Assim a Igreja, legado deixado por Ele para a continuação dessa mensagem, deve agir. Mais importante do que ficar dentro de um templo rezando apenas pelas nossas próprias “aflições”, devemos nos lembrar de que há pessoas que estão morrendo pela falta dessa mensagem. Ficamos de braços cruzados, olhando isso tudo acontecer e esperando que aconteça alguma mágica e resolva tudo.
 
A Igreja é muito mais do que um “oba oba”: ela é missão constante. Se ela não for missionária, ela não é Igreja. É apenas um enfeite, uma obra arquitetônica, um ponto turístico, sei lá o que!
Gostaria de agradecer o empenho da Coordenação da Juventude Missionária no Regional Nordeste 1- Ceará nas pessoas do Lucas Guerra e do Lucivaldo Vasconcelos, do coordenador auxiliar da Juventude Missionária na Arquidiocese de Fortaleza Allyson Gomes, e da coordenadora diocesana em Quixadá, Monyara Reis, que, embora muitos dentro da própria paróquia dela tenham, literalmente, virado as costas para ela e apenas aparecido para criticar e falar besteiras acerca do trabalho realizado por ela, se doou para que essa Missão Jovem acontecesse. A vocês quatro, em especial, o nosso muito obrigado! 
Rodrigo Santana membro da JM de Sobral: Sobre uma missão maravilhosa... O olhas daquelas pessoas quebrou em mim muitas muralhas, me tocou, me fez mais filho e muito mais servo! Foi incrível... A missão só nos ensina e nos leva a ir além do que pensamos saber.
Bendito seja Deus pelas Amizades que nasceram nesta missão: A todos e aos minha galera, João Emanuel um exemplo de jovem que já adotei pra mim, a meu pai, acolhedor e irmão em Cristo ‪#‎Roberto‬, Yolanda Albuquerque Ana Clara Farias parceira de missão, Anderson Rocha e ‪Samuel‬ que Nem deixou faltar alegria. Não sei quanto tempo levará para nos reencontrar mas sei que o que vivemos juntos não se perderá no tempo, pois esta no coração de Deus.
 
Monyara Reis Coordenadora diocesana de Quixadá: Missão não é algo fácil, é luta e não é perdida. Ser jovem, missionário é levar o amor de Deus, em qualquer lugar Enfrentar o que vier e buscar com toda fé, levar onde puder o amor de Deus. Ser jovem/ missionário/ solidário/ inquieto ♪
Eis aqui a serva do Senhor! Foi tudo perfeito, e depois da JMJ acho que essa foi a experiência mais marcante da minha vida. Nosso “bebe” nasceu, e veio pra mostrar o que realmente precisamos ser, fazer... Essa missão não foi “oba oba”, que mesmo sem apoio ela aconteceu porque Deus quis, e quando ele quer, Ele dá um jeito. Eu já agradeci ao pessoal que se dispôs em ajudar... Mas isso é pouco, sei que mais nada posso fazer, só acho que Ele deve estar muito feliz com tudo. Eu amo ser Juventude Missionária, e em qualquer lugar que for enfrentarei as dificuldade pra ver o nome de Jesus sendo proclamado, porque ele Vive! E quando digo que enfrentarei tudo, é TUDO mesmo. Olha, passei esses últimos dias só pensando no que escrever, mas não vai sair nada, porque o que cada um estar postando, compartilhando são as minhas palavras! Obrigada JM pela confiança, obrigado missionários lindos e amados, obrigado a todos!  ‪#‎felicidademedefine‬ ‪#‎JM10anos‬ .

Magno Santos membro da coordenação do Regional da JM e da Diocese de Limoeiro do Norte: Esse final de semana ficará marcado para sempre em minha vida, tive a honra de representar minha diocese em uma missão, uma missão jovem, uma missão que me fez ver como precisamos reservar mais o nosso tempinho pra Deus. Conhecendo as realidades de cada pessoa, em suas casas, barracos ou abrigos. Pude ver que, a partilha da palavra de Deus passada com amor ao seu próximo junto com a conversa é tudo, não uma simples conversa, e sim uma conversa de liberdade, de expressão e de desabafo, e essa simples conversa em pouco tempo, pode ser a solução de muitos problemas. Nessa missão escutei mais do que falei, aprendi mais do que deveria passar, porque ser missionário não é só chegar falar e sair, e sim o mais importante, ouvir, se não ouvirmos como poderemos ajudar? Não conseguiríamos ajudar sem ouvir, e a missão não seria bem sucedida em outra palavras. Bom, eu só tenho o que agradecer e ser grato para o resto da vida, agradecer especialmente ao nosso coordenador e grande missionário o Lucas Guerra e também a nossa irmã Monyara que foi o ponto chefe da missão, porque sem ela Nada teria acontecido, e quero agradecer também aos 60 jovens que saíram das suas casas representando o Ceará todo sem o menos saber aonde iria ficar, o que iria enfrentar pela missão, e mesmo assim a felicidade estampado no rosto de cada um era incrível, e isso se tornou uma das nossas maiores motivações em continuar missionando sem mostrar o cansaço físico e mental. Deixei meu último agradecimento a família da Janiele, que mesmo sem nunca ter tido algum contato comigo me abrigou durante a missão como um filho, sem deixar faltar nada e sempre preocupados com tudo, serei grato para o resto da minha vida."
Essa frase marcou a missão pra Mim, "Deus Não Escolhe os Capacitados, Mas Capacita os Escolhidos..." Sou grato a tudo e à todos! Obrigado de Coração!


Lavigne Maia membro da JM de Fortaleza na Vila Manuel sátiro: Desde que fui informada de que haveria a Missão Regional, fiquei muitíssimo empolgada, juntei dinheiro para poder ir e não parei de comentar sobre. Muito apaixonada por missão, contava as horas pra chegar o dia, até o dia chegar... Pois, tive medo.
Lembrei que ia ficar “hospedada” em casa de um desconhecido, longe de tudo, há três horas e meia de casa e comecei a ficar receosa, sentei na cama e me questionei se realmente era o que queria pra mim, se estava disposta a enfrentar meu medo e seguir missão e conclui que sim. Me levantei, arrumei a mochila (em cima da hora), me ajeitei e fui.
Chegando em Quixeramobim na quinta-feira (30), fui muito bem recebida por Claudiana, que além de dar várias lembrancinhas, abriu um sorriso lindo e me deu um confortante abraço, tive mais certeza de que era ali que eu deveria estar e acalmei meu coração.
 
Acordamos cedo na sexta para irmos pra missa de envio e descobri que da casa onde estava para a igreja matriz eram cerca de 45 minutos a pé, arregacei as mangas e disse “Aonde mandar, eu irei” e fui.  Comecei a me emocionar desde aquele instante quando percebi aonde Deus tinha me mandado e que ali começava a primeira de muitas missões além-fronteiras que estava disposta a fazer.
À tarde fomos enviados em missão e só fomos em seis casa, poucas, mas com enorme intensidade e muita emoção, das seis, quatro casa eram de famílias evangélicas que independentemente de religião, abriram as portas para nossa visita e ficaram bem à vontade para partilhar com a gente. Sem dúvidas, a casa que mais ficou marcada neste dia foi a casa de Dona Fátima, que fechou a cara quando nos viu e ao perguntamos se podíamos conversar com ela, ela se virou, cruzou os braços, mas disse que podia. No começo, ela não quis falar nada, tentamos deixa-la a vontade, e de repente ela se emocionou contando que há tempos faltava a igreja e foi se abrindo, falando um pouco de sua vida, de sua família e ao descobrir que eu era de Fortaleza, lembrou de um irmão que estava internado nesse estado, o que foi motivo de mais emoção para nós. Ela agradeceu demais nossa visita e quando fizemos uma oração, ela se mostrou completamente grata à nós, cada vez mais emocionada, dizendo que tínhamos despertado sua vontade de voltar para a igreja e ao final, nos deu um sorriso, um sorriso diferente, o qual ninguém ainda havia mostrado neste dia, inclusive ela. Encerrando o dia Tivemos um luau, onde partilhamos nossas experiências de missão feitas.
 
No sábado, estávamos acordadas bem cedo mais uma vez para enfrentar quase uma hora de caminhada, dessa vez, meu grupo foi evangelizar na praça, o que foi bem diferente, pois ninguém nunca espera que alguém chegue pra conversar com você no meio de uma praça. Fiquei surpresa a reação de todos que nos acolheram, todos se abriram, todos conseguiram conversar e principalmente uma jovem que ao começo disse que não tinha o que falar, mas passamos quase meia hora conversando com ela, inclusive, encontramos varias particularidades e gostos parecidos.
A tarde de sábado chegou e eu não esperava que seria completamente surpreendida neste momento. Fomos enviados ao assentamento ( abrigo dos sem teto) e como na maioria das casas, uma senhora não quis nos atender, mas insistimos um pouco e ela nos deixou entrar. Disse que não falaria nada, pois sua história só Deus precisava saber e deixou que nós conduzíssemos a visita. Lemos a palavra de Deus e começamos a falar sobre o amor de Deus a cada criatura e sobre ele deixar as pessoas passarem por provações por acreditar que elas são mais fortes que cada uma delas. Então a senhora se abriu, falou sobre sua triste história de perda de filhos, de uma filha que fugiu de casa por estar sendo perseguida, da falta de comida em sua casa, de só ter 9 filhos vivos de 16 que nasceram, mas disse que sempre esteve agarrada à Deus e achava forças pra ser feliz sempre que pensava em desistir. Aquela situação me deixou completamente emocionada, pois me caiu a ficha de que muitas vezes nos deixamos abalar por coisas banais e nos esquecemos que Jesus morreu por nós e que muitas vezes não reconhecemos e não fazemos muito por ele, sendo que devemos sempre agradecer por simplesmente ter acordado em um novo dia. Pedimos ao seu filho Lucas para fazer uma cruz na testa de sua mãe com água benta e ele começou a rir e não conseguiu parar, foi lindo como ele ficou feliz com um gesto simples. Não queria sair daquela casa sem deixar algo meu. Chamei o garoto no canto e perguntei se ele queria biscoito, não consegui conter a emoção quando ele perguntou: “biscoito?” como se nunca tivesse visto ou há tempos não via, inclusive não conseguiu abrir o pacote, a mãe dele muito nos agradeceu e pediu para que voltássemos outro dia para visita-los novamente. Sem dúvidas, saí renovada dessa casa, com os olhos cheio de lagrimas e com a promessa de que um dia estarei novamente lá e tudo estará melhor e por consequência de uma simples, mas importante visita nossa com a presença de Cristo.
Domingo tivemos a última missa, missa de completa emoção, onde começamos a nos despedir e agradecer por tudo ter sido tão maravilhoso e tão gratificante que o cansaço se tornou invisível frente a tudo que passamos e sentimos. Nada se compara ao que senti nessa missão, cada experiência compartilhada, cada aprendizado que trouxe para casa e que levarei a frente durante toda a minha vida, nunca serão esquecidos. Estou completamente grata a Deus por ter me mostrado que é realmente isso que devo seguir, ir a onde necessitam, ir onde outros não possam ir e evangelizar toda e qualquer criatura. 

Nenhum comentário: