O animador vai contando uma “história”. Certa vez, num Mundo Encantado, num dia Especial, dia do Encontro com os pais das crianças da Infância e Adolescência Missionária que foram convocados com cores e continentes diferentes para a abertura do encontro.
“Queridos pais. Neste dia especial, quero agradecer a presença de todos, pois a participação de vocês é muito importante neste momento de formação cujo objetivo será CRESCIMENTO pessoal, espiritual e comunitário.
Tenha a honra de convidá-las a ficar de pé, para ouvir o Discurso Oficial da Abertura do nosso encontro.
Na voz da minha fiel secretária IAM que fará a leitura de um texto.
“Neste momento os pais iniciaram a história...”
AMARELO é o primeiro a falar:
“Com todo respeito agora irei me apresentar: sou o continente Asiático representado pela cor amarela. Em 1893 sofri muito, com isso eu aprendi que CRESCIMENTO é saber distribuir aperto de mãos a todos, cumprimentado sempre os irmãos e as irmãs, pois a fome, o abandono, a miséria, a discriminação e a exclusão são grandes males sociais.”
(todos os amarelos saem distribuindo apertos de mãos aos presentes.)
BRANCO pronuncia solenemente seu discurso:
“Meus amigos sou a Europa minha cor é Branca, quando recebi cartas que contavam o sofrimento de minha amiga Ásia resolvi ajudá-la e descobrir que CRESCIMENTO é abraçar as pessoas, desejando todo o bem comum com um simples gesto carinhoso.
(os brancos saem abraçando os demais.)
VERMELHO, muito corajoso ousa levantar-se, com coragem e firmeza e afirma:
“Queridas amigas com todo prazer irei me apresentar: sou América, de cor vermelha. CRESCIMENTO é conseguir ver a miséria de nossos amigos continentes e poder ensinar-lhes com gestos de carinho, a ver a vida de maneira melhor.”
(os brancos distribuem gestos de carinho)
VERDE, que não agüentava mais, pois sempre queria falar sem que fosse a sua vez, pode dizer empolgado:
“Ora colegas de caminhada sou o continente de cor verde e de muito sofrimento meu nome é África. Eu aprendi que CRESCIMENTO é despertar nas crianças o ardor missionário, para que elas sejam colaboradoras da missão universal. Ajudando todas as crianças!”
(os verdes saem dizendo: você é importante para mim e para todos nós)
AZUL: alguém vai levantar-se e olha NOS OLHOS das outras pessoas e afirma:
“Caros pais, irei logo me apresentar: sou a Oceania e minha cor é a Azul. CRESCIMENTO é seguir o exemplo de Jesus e de Maria. Jesus primeiramente olhava, depois escutava e logo em seguida conhecia e Maria que meditava e guardava todas as coisas em seu coração. Pois é a ORAÇÃO e a REFLEXÃO que nos levam a compreender e a viver o AMOR com todos.”
(os azuis saem convidando a todos para darem as mãos.)
De repente... Um vento impetuoso, muito forte, soprou, causando grandes tragédias. O vento da violência, da discriminação, do abandono, da fome, da miséria... Todos teriam morrido se não tivessem se unido num grande abraço para resistirem aquele vento devastador.
(todos se unem num grande abraço.)
E o vento se foi... E o perigo passou... E a Santa Infância foi fundada, trazendo brilho ao olhar daquelas crianças que sofreram com o grande vento.
Então Dom Carlos de Forbin-Janson falou: “Caríssimas crianças vocês viram o vento da exclusão? Da falta de amor fraterno, de caridade, da indiferença? Da fome, do abandono? Vamos lutar contra isso. Vocês serão protagonistas da Igreja. Irão evangelizar outras crianças, assim ‘criança ajuda e evangeliza criança’.
Eu vos envio para a evangelização universal, para que vocês façam brilhar o sol do otimismo, da alegria, da fraternidade, do compromisso com as crianças não-cristãs na luta por um mundo mais humano. Assim começamos o nosso trabalho de crescimento pessoal, espiritual e comunitário.
Magda Milleyde - IAM e JM da Escola Profissional Monsenhor Melo de Ibiapina
Um comentário:
belissimo ... costei muito, e com serteza irei declamar este texto para todos os missionarios da paroquia SAO FRANSISCO-PAMEIRAS, no dia 19/05 ,dia qual iremos comemorar o dia da fundação da I.A.M.,ASS:RODRIGO...
Postar um comentário