sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tempo de Advento começa neste domingo

O Advento é período de silencio e oração que anuncia  a vinda de Jesus;

entenda os símbolos e se prepare para recebê-lo


O Advento é um dos tempos litúrgicos em que a Igreja celebra os mistérios da vida de Jesus. Além do Advento, celebramos a Quaresma, o Tempo Comum e a Páscoa. O tempo do Advento é um tempo de silêncio e oração durante as quatro semanas que antecedem o natal. Os domingos de Advento neste ano são os dias 01, 08, 15 e 22 de dezembro. 
Nestas quatro semanas, é tradicional fazer a Coroa do Advento, que carrega símbolos da chegada de Jesus. A coroa é montada em formato circular, representando o infinito, símbolo de Deus. Além da coroa, são acesas quatro velas, sendo uma por semana, cada um com o seu significado e juntas, simbolizam a chegada de Jesus e o término de uma época sem luz. 
A tradição é acender apenas uma vela no primeiro domingo do Advento, de cor roxa, que lembra um tempo de penitência e o perdão aos pecados de Adão e Eva. Na segunda semana, além da vela roxa, acende-se a vela verde, que representa a esperança, o Patriarca Abraão e as promessas de salvação deste Messias. Na terceira semana, acendem-se as duas primeiras velas mais uma vela vermelha, que representa a alegria de Davi e as promessas de Deus a este profeta. 
Na quarta semana, a vela branca somada às outras representa todos os profetas e a esperança e anúncio da vinda de Jesus. O branco é a união de todas as cores e a mais importante na liturgia católica, representando a iluminação que Jesus trouxe ao mundo. O branco também representa o prenúncio da ressurreição de Jesus.

Advento

Nas quatro semanas que antecedem o Natal, somos chamados a cultivar algumas virtudes fundamentais para a vida cristã: a alegria, a esperança, a conversão e a simplicidade.

A alegria tem seu fundamento numa certeza: em Jesus Cristo, Deus cumpre suas promessas. O nascimento de Jesus é uma festa alegre para os homens e as mulheres que ele veio salvar, e que o acolhem.

No Advento, toda a Igreja é chamada a viver a virtude da esperança e procura educar-nos a ser forte e paciente, aceitando a hora da provação e da lentidão no desenvolvimento do Reino; uma esperança que confia no Senhor.

O Advento é tempo de conversão. Não saborearemos a verdadeira alegria e não teremos esperança se não retornarmos ao Senhor de todo o coração, na expectativa de sua volta. O cristão é filho da luz e, por isso, permanece acordado e resiste às trevas, símbolo do mal.

Outra virtude própria do Advento é a simplicidade. Simples e pobre, no sentido bíblico, não são somente os que não têm os bens necessários para uma vida digna; são também aqueles que confiam unicamente em Deus e se apoiam totalmente Nele. Essas pessoas têm como disposições fundamentais a humildade, o temor de Deus e a fé.


Nenhum comentário: